PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM TRABALHO EDUCATIVO COM A CAPOEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3959Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Educação Física, Ensino Fundamental, capoeiraResumo
Este artigo tem por objetivo contribuir para o debate sobre a prática pedagógica histórico-crítica nas aulas de Educação Física do ensino fundamental. Para tal, realizamos uma reflexão sobre as especificidades e desafios da Educação Física neste nível de ensino, bem como socializamos uma experiência pedagógica desenvolvida nas aulas dessa disciplina com o conteúdo capoeira. O trabalho educativo embasado na pedagogia histórico-crítica abordou o desenvolvimento sócio-histórico e os principais elementos que caracterizam a capoeira, tratando-a como uma manifestação cultural ampla de origem afro-brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
10-05-2016
Como Citar
TOMAZ, A. S.; REIS, A. de P.; LANDIM, R. A. A.; MACIEL, T. B. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM TRABALHO EDUCATIVO COM A CAPOEIRA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 87–107, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3959. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3959. Acesso em: 27 jan. 2023.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.