O LUGAR DA POESIA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS PORTUGUESAS

Autores

  • Fernando José Fraga de Azevedo Instituto de Educação / Universidade do Minho
  • Ana Sofia Guimarães Instituto de Educação / Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.3899

Palavras-chave:

Poesia, Conteúdos curriculares, Objetivos do Ensino-Aprendizagem

Resumo

O artigo analisa o lugar da poesia nas diversas orientações curriculares oficiais portuguesas: no Currículo Nacional do Ensino Básico, publicado em 2001, no Programa de Português do Ensino Básico, que entrou em vigor em 2011, e nas Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico, já em vigor. Os autores concluem que, apesar de a poesia constituir uma mais-valia para a criança, ao facultar-lhe, de modo natural e harmonioso, o domínio de uma série de competências relevantes ao nível linguístico-literário, os documentos oficiais não lhe concedem grande relevância. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando José Fraga de Azevedo, Instituto de Educação / Universidade do Minho

Fernando Azevedo é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. É Doutor em Ciências da Literatura e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), integrando igualmente o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Para informação mais detalhada:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2534154027031731

Ana Sofia Guimarães, Instituto de Educação / Universidade do Minho

Mestre em Ensino do 1º Ciclo e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Downloads

Publicado

14-04-2017

Como Citar

DE AZEVEDO, F. J. F.; GUIMARÃES, A. S. O LUGAR DA POESIA NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS PORTUGUESAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 95–111, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.3899. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3899. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO