DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: DOCUMENTOS LEGAIS E COMUNIDADE ESCOLAR – UMA ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3479Palavras-chave:
Escola e diversidade, Diversidade sexual, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação BásicaResumo
Neste artigo a ideia é analisar o que preconizam alguns documentos legais que regem a educação brasileira acerca da diversidade sexual, com destaque para a homossexualidade, tendo a opinião da comunidade escolar: alunos, familiares, professores e demais profissionais da educação, como mote para verificar como essa diversidade tem sido abordada no ambiente escolar. São analisados pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e do Plano Nacional de Educação, junto à opinião da comunidade escolar, através de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, com o intuito de investigar como essa diversidade aparece no dia a dia das escolas brasileiras e como mote para a discussão acerca das políticas até então implementadas neste âmbito na educação do país. A partir das análises, foi possível perceber que a comunidade escolar, em especial diretores e professores, ainda lida de forma problemática com o tema, não auxiliando as discussões necessárias para a promoção de um espaço que contemple as diversidades.
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