EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO: O ATENDIMENTO EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS-BRASIL

Autores

  • Luciana Pereira de Lima Universidade de São Paulo
  • Ana Paula Soares da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3468

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pré-Escola, Creche, Rural, Políticas Públicas

Resumo

No Brasil, a Educação Infantil no campo é concebida como direito da criança e da família. No entanto, são escassos os estudos sobre os atendimentos existentes e que possam subsidiar políticas públicas. O artigo apresenta e discute dados de uma pesquisa qualitativa, realizada em 13 escolas rurais de um município de Minas Gerais-Brasil, cujo objetivo foi investigar, por meio de entrevistas com gestoras, o atendimento da Educação Infantil. Os dados foram analisados qualitativamente e sistematizados nos eixos temáticos: 1) estrutura física e funcionamento das instituições; 2) características das famílias e relações com as escolas; 3) formação dos professores. Com o estudo, identificou-se a existência de demanda não atendida de famílias por creches e pré-escolas; desigualdades na oferta, sendo esta mais restrita para crianças de 0 a 3 anos; e precariedades relacionadas com a estrutura escolar e formação docente. Foram evidenciados elementos a serem considerados para melhoria do atendimento.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3468

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pereira de Lima, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Possui Doutorado e Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2012 e 2008, respectivamente), realizados junto ao Centro de Investigações sobre o Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI-USP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa: Psicologia, educação e teoria histórico-cultural (IPUFU) e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração para a América Latina (PROLAM-USP).

Downloads

Publicado

06-01-2016

Como Citar

DE LIMA, L. P.; DA SILVA, A. P. S. EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO: O ATENDIMENTO EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS-BRASIL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 132–148, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3468. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3468. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO