O CICLO DE POLÍTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Washington César Shoiti Nozu Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marilda Moraes Garcia Bruno Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3342

Palavras-chave:

Política Educacional, Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Salas de Recursos Multifuncionais

Resumo

O presente artigo utiliza o método de análise intitulado ciclo de políticas, proposto pelos pesquisadores ingleses Stephen J. Ball e Richard Bowe e amplamente divulgado no Brasil por Jefferson Mainardes, aplicando-o no contexto da educação especial. A abordagem do ciclo de políticas prevê a análise de cinco contextos: o de influência, o de produção do texto, o da prática, o dos resultados/efeitos e o de estratégia política. Contudo, este estudo limita-se a compreender o ciclo de políticas da educação especial brasileira em três contextos. No contexto de influência, elucida a configuração do discurso da inclusão no campo da educação especial. Na sequência, o contexto de produção do texto elenca textos político-normativos representativos da atual política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e enfatiza a proposta do atendimento educacional especializado. Por fim, o contexto da prática destaca a atuação do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3342

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington César Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em Educação (2013) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Educação (2010) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Licenciado em Pedagogia (2009) e Bacharel em Direito (2008), ambos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Educação e Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Educação Especial, Políticas Públicas de Educação Especial e de Inclusão Escolar, Política e Gestão do Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais, Interface entre Educação Especial e Educação do Campo, Direitos Humanos, Direito à Educação, Educação em/para os Direitos Humanos

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Pedagogia e habilitação em Educação Especial (Ensino do deficiente Visual) pela Universidade de São Paulo USP (1986), Graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (1975), Especialização em Intervenção Precoce na Fundação Oftalmológica de Bueno Aires, Argentina; Mestrado no Programa de Mestrado Em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (1999) e doutorado em Ensino da Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados, Docente do Programa de Pós Graduação em Educação e da Faculdade de Educação. Pesquisadora da Linha Educação e Diversidade. Líder do GEPEI- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva. Diretora Científica da FUNDECT MS - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial e Inclusão escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de inclusão, políticas de educação especial, políticas e práticas de formação de professores, avaliação das necessidades específicas, necessidades educacionais especiais, educação precoce, inclusão na educação básica e ensino superior; interface educação especial e educação escolar indígena; práticas de inclusão escolar.Coordena o Laboratório de Acessibilidade e Práticas Inclusivas na UFGD.

Downloads

Publicado

05-01-2016

Como Citar

NOZU, W. C. S.; BRUNO, M. M. G. O CICLO DE POLÍTICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 4–21, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i2.3342. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3342. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê