PORTFÓLIO NA PROMOÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A EDUCAÇÃO INFANTIL SOB FOCO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3200Palavras-chave:
Educação Infantil, Avaliação formativa, Portfólio, AutoavaliaçãoResumo
O compromisso formativo e o interesse em envolver as crianças na gestão do próprio processo de aprendizagem ocasionaram a adoção de portfólio e suscitaram o problema: como o portfólio pode favorecer a autoavaliação para seus autores, crianças que integram uma turma de educação infantil. O objetivo estabelecido, consequentemente, foi: mapear e compreender os limites e possibilidades do portfólio favorecer a autoavaliação, por crianças que integram turma de educação infantil. A pesquisa, um estudo de caso de abordagem qualitativa, contou com as 20 crianças de turma de educação infantil de escola pública localizada em Londrina, Paraná. A coleta de dados deu-se por documentos produzidos pelas crianças, entrevistas e observação. A análise de conteúdo temática revelou que o portfólio configurou-se instrumento autoavaliativo, que facultou às crianças identificarem a presença de dificuldades, superações e aprendizagens no decorrer de sua construção e análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.