A TERCEIRIZAÇÃO NA EXECUÇÃO DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: SOBRE ESCOLAS, IGREJAS E ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS IMPLEMENTANDO PROGRAMAS

Autores

  • Gladys Beatriz Barreyro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1693

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação de Adultos, Alfabetização Solidária.

Resumo

Este trabalho pretende compartilhar alguns achados provisórios de pesquisa que podem resultar do interesse pelo fato da encruzilhada atual, na qual o governo Lula, na área da educação de jovens e adultos, decidiu priorizar a alfabetização de adultos, oscilando entre o modelos de terceirização pela qual a implementação de programas seria realizada por entidades diversas com as quais o Ministério está assinando convênios e o repasse de fundos diferenciados a instâncias descentralizadas de poder (municípios). As ações mostram a princípio a permanência de um paradigma que no governo FHC alcançou certo desenvolvimento e que reflete as características que as políticas sociais têm apresentado na América Latina desde a década de 1990: a descentralização, a focalização e as parcerias. Por se tratar de um estudo qualitativo, o trabalho não pretende generalizar conclusões senão mostrar as tendências observadas nesse universo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BARREYRO, G. B. A TERCEIRIZAÇÃO NA EXECUÇÃO DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: SOBRE ESCOLAS, IGREJAS E ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS IMPLEMENTANDO PROGRAMAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, 2005. DOI: 10.14572/nuances.v12i13.1693. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1693. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê