AVALIAÇÃO DE CONTEXTOS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA: INDICAÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS PROTAGONISTAS

Autores

  • Eloísa Acires Candal Rocha
  • João Josué da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.157

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação institucional, Qualidade do serviço educacional, metodologia de pesquisa.

Resumo

O trabalho que aqui apresentamos sintetiza parte do processo de reflexão que temos desenvolvido junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância NUPEIN – no Centro de Ciências da Educação da UFSC. Os resultados apontam para a importância do processo de valorização do profissional responsável pela organização e pela ação educativa, implicando necessariamente no esforço de engajamento dos mesmos no processo de reflexão sobre sua própria prática e formação. Nessa perspectiva, temos clareza que as pesquisas realizadas nas instituições só fazem sentido na medida em que de fato possam contribuir para a melhoria do trabalho realizado junto às meninas e meninos que freqüentam creches e pré-escolas. O estabelecimento de indicadores para avaliação dos contextos educativos exige de um lado, maior articulação entre os processos de investigação e os de formação e, de outro lado, uma compreensão do que se entende por avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-03-2010

Como Citar

ROCHA, E. A. C.; FILHO, J. J. da S. AVALIAÇÃO DE CONTEXTOS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA: INDICAÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS PROTAGONISTAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 14, n. 15, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v14i15.157. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/157. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê