CRIANÇAS, INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO E CORPO

Autores

  • Márcia Buss Simão
  • Eloísa Acires Candal Rocha

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.165

Palavras-chave:

infância, criança, corpo e educação.

Resumo

No presente artigo são desenvolvidas reflexões sobre a necessidade de compreender as crianças, e suas diferentes infâncias como categoria social e destaca uma concepção de corpo como biológico e social ao mesmo tempo, tornando possível e, necessário, um cruzamento das relações entre crianças, educação e corpo. Essas reflexões objetivam contribuir para a efetivação do estatuto de sujeitos de direitos conferidos às crianças e; contribuir com indicações para uma Pedagogia da Infância no âmbito das intervenções educativas, as quais incidem, sobretudo, sobre a dimensão corporal das crianças. Trata-se de uma investigação de reflexão teórica para qual utilizou-se, estudos de orientação histórico-cultural nas contribuições da Sociologia da Infância, da Antropologia da Criança e demais áreas que estudam a infância, buscando um cruzamento multidisciplinar na abordagem desta relação corpo, infância e educação.

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Publicado

08-03-2010

Como Citar

SIMÃO, M. B.; ROCHA, E. A. C. CRIANÇAS, INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO E CORPO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 14, n. 15, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v14i15.165. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/165. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê