CRIANÇAS, INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO E CORPO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.165Palavras-chave:
infância, criança, corpo e educação.Resumo
No presente artigo são desenvolvidas reflexões sobre a necessidade de compreender as crianças, e suas diferentes infâncias como categoria social e destaca uma concepção de corpo como biológico e social ao mesmo tempo, tornando possível e, necessário, um cruzamento das relações entre crianças, educação e corpo. Essas reflexões objetivam contribuir para a efetivação do estatuto de sujeitos de direitos conferidos às crianças e; contribuir com indicações para uma Pedagogia da Infância no âmbito das intervenções educativas, as quais incidem, sobretudo, sobre a dimensão corporal das crianças. Trata-se de uma investigação de reflexão teórica para qual utilizou-se, estudos de orientação histórico-cultural nas contribuições da Sociologia da Infância, da Antropologia da Criança e demais áreas que estudam a infância, buscando um cruzamento multidisciplinar na abordagem desta relação corpo, infância e educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.