PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO EM TRÊS LAGOAS/MS: DESDOBRAMENTOS E ENTRAVES PARA A RECRIAÇÃO DO CAMPESINATO/National Land Credit Program in Três Lagoas/MS: unfoldment and obstacles for peasantry recreation

Luana Fernanda Luiz, Sedeval Nardoque

Resumo


O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC), de 2003, é uma modalidade de acesso à terra por meio de crédito para aquisição de terras, viabilizado pelo Governo Federal e destinado aos camponeses sem terra ou com pouco terra, mas criticado pelos movimentos sociais com sendo uma reforma agrária de mercado, desde o Programa Cédula da Terra (1996). Este trabalho tem como objetivo a aproximação, teórica e empírica, com a temática da Reforma Agrária de Mercado (RAM) e com os assentamentos de crédito fundiário existentes no município de Três Lagoas (MS): Palmeiras e Paulistinha. Por meio da pesquisa foi possível compreender alguns aspectos da dinâmica da reprodução camponesa, bem como as contradições engendradas nesses assentamentos rurais criados a partir do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).


Palavras-chave


Programa Nacional de Crédito Fundiário; Reforma Agrária de Mercado; Assentamentos Rurais; Campesinato; Recriação Camponesa.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS 
 
          

 Resultado de imagem para gale a cengage company          

 

Resultado de imagem para redibResultado de imagem para DOAJ logo

                         

ExLibris header image




IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada