REVISTA NERA

A Revista NERA, criada em 1998, é uma publicação do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. É um periódico quadrimestral, gratuito, on-line, com linha editorial voltada aos temas relacionados à questão agrária, como luta pela terra, reforma agrária, movimentos socioterritoriais, campesinato, agronegócio, agricultura, políticas públicas, educação do campo, agrocombustiveis, campo e cidade, gênero, trabalho e agroecologia. A Revista publica artigos, notas, traduções, resenhas, entrevistas e relatórios de campo em português, espanhol, francês e inglês. O corpo editorial possui pareceristas do Brasil, América Latina, América do Norte, Europa e África.

REVISTA CLASSIFICADA NO QUALIS/CAPES 2013-2016 como A2 em Geografia.

 

Notícias

 

NOTÍCIAS: Chamada para publicação de artigos - Dossiê "Geografias e Povos Indígenas"

 

A Revista NERA convida pesquisador@s interessad@s em contribuir com as discussões sobre a temática Geografias e Povos Indígenas. Nos últimos anos, geógrafas e geógrafos tem se aproximado e se dedicado ao diálogo com um conjunto diverso de Povos Indígenas, atentando para dimensões materiais e imateriais. Em relação à primeira dimensão, os processos históricos de des-reterritorialização tomam a centralidade, desde os territórios indígenas “consolidados” àqueles em movimento de retomada e re-existência. E em relação à dimensão simbólica, a constatação cada vez mais enfática da indissociabilidade entre códigos corporais, linguísticos, imaginários, espiritualidades, rituais, mitos e cosmologias, e “cosmo(geo)grafias” dissonantes – e em conflito – com a lógica socioespacial capitalista. Desse modo, o objetivo do dossiê é a agregação de leituras que derivam da Geografia com estas outras Geografias, produzidas quase que em “rasuras” por entre/por fora dos processos sócio-territoriais hegemônicos. E, sobretudo, para que este dossiê se constitua como contribuição da Geografia à luta dos Povos Indígenas no Brasil.
Os artigos aprovados irão compor o Dossiê da Revista NERA, que será publicado no primeiro semestre de 2019. Os envios dos artigos deverão ser feitos até o dia 10 de agosto de 2018 no e-mail: geografiasindigenas@gmail.com.
As normas para o envio dos artigos estão disponíveis no endereço eletrônico: http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/announcement/view/5.
Atenciosamente,
Prof.ª Juliana Grasiéli Bueno Mota
Prof. Jones Dari Goettert
Faculdade de Ciências Humanas – UFGD

 
Publicado: 2018-04-11
 
Outras notícias...

n. 44 (21)

Sumário

Capa
 
PDF
Folha de rosto
 
PDF
Expediente
 
PDF
Sumário
 
PDF

APRESENTAÇÃO

PROCESSOS GLOBAIS, RESISTÊNCIAS E EMANCIPAÇÃO
Lorena Izá Pereira, Estevan Leopoldo de Freitas Coca, Camila Ferracini Origuéla
PDF
8-13

ARTIGOS

Suzane Tosta Souza, Jânio Roberto Diniz Santos
PDF
14-38
Pablo Díaz Estévez
PDF
39-63
Lorena Iza Pereira
PDF
64-89
Rômulo Luiz Silva Panta, Ivan Targino Moreira
PDF
90-115
Alexandre Eduardo de Araujo, Luana Fernandes de Melo, Luana Patrícia Costa Silva
PDF
116-133
Mariana Martins, Fernanda Onuma
PDF
134-158
Rodrigo Gonçalves de Souza
PDF
159-183
Henrique Rudolfo Hettwer, Daiane Loreto de Vargas
PDF
184-204
Eliana Menossi Silva Floriano, Sedeval Nardoque Nardoque
PDF
205-229

RESENHA

RESENHA: TERRITÓRIO E TEORIA CAMPONESA: AS EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO TERRITORIAL/Review: Territory and peasant theory: the experiences of the graduate program TerritoriAL/Reseña: Territorio y teoría campesina: las experiencias del programa de postgrado TerritoriAL
Débora Assumpção Lima
PDF
230-235

ENTREVISTA

Vicente Eudes Lemos Alves, Débora Assumpção e Lima
PDF
236-244
Vicente Eudes Lemos Alves, Débora Assumpção e Lima
PDF
245-253

COMPÊNDIOS

Compêndio de autores
 
PDF
254-280
Compêndio de edições
 
PDF
281-307