As transformações campo-cidade frente à mobilidade do trabalho: uma análise a partir da realidade de Belo Campo/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v8i15.7011

Resumo

A relação campo-cidade regida por uma efervescente difusão da indústria, e consequentemente, de um processo fragmentador/segregador socioespacial, é marcada pela intensa mobilidade do trabalho. Trata-se de um movimento integrante a um reordenamento econômico de escala global, o qual atribui-se função e funcionalidade a diferentes territórios e lugares, e transforma a sociabilidade entre esses e os sujeitos. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é suscitar o debate acerca do contexto histórico da construção desse “antagonismo” entre campo-cidade, no que concerne às suas peculiaridades socioeconômicas, e fazer uma leitura de como esse processo se apresenta no século XXI frente à mobilidade do trabalho e a reestruturação produtiva do capital. Para subsidiar tal discussão foi realizada pesquisa bibliográfica no intuito de abarcar um arcabouço teórico que validasse a abordagem da temática. Já os dados apresentados no texto são oriundos do trabalho final de dissertação de Moreira (2018) que analisou, dentre outros aspectos, o envolvimento de homens e mulheres, em diferentes faixas etárias, no processo da mobilidade do trabalho, no município de Belo campo, Bahia, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Oliveira Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2018), Especialista em Análise do Espaço Geográfico - UESB (2014), Graduada em Licenciatura Plena em Geografia - UESB (2011). É integrante do Grupo de Pesquisa Urbanização e Produção de Cidades na Bahia no qual realiza pesquisas na área de Geografia Humana com reflexões sobre a Mobilidade do Trabalho. Atua em movimentos sociais, integrando a rede ASA - Articulação do Semiárido Brasileiro e faz parte do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia - CEDASB na execução de projetos da sociedade civil organizada voltados para a construção e efetivação das Políticas de Convivência com o Semiárido.    

Eliane Pereira Almeida Vale, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB; Especialista em Docência na Educação Superior pelo Centro Universitário Claretiano. Graduada em Licenciatura plena em Geografia pela UESB. Militante de movimentos sociais desde 2006 em atividades relacionadas a (res)signifcação do campo e ao enfrentamento das problemáticas inerentes a reprodução camponesa. Sócia fundadora do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (CEDASB), associação integrante a rede ASA - Articulação Semiárido Brasileiro.

Referências

ALVES. G. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2007.

ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Tradução de Ciro Mioranza. São Paulo/SP: Editora Escala, 1984.

HARVEY, D. A Condição pós-moderna. São Paulo: Editora Loyola, 2013.

LEFEBVRE, Henri. Cidade e Campo. In: O Direito à Cidade. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Editora Centauro, 2008.

_______. A revolução urbana. Belo Horizonte: UFMG. 1999.

_______. O direito à cidade. 1 ed. Moraes. São Paulo: Editora Moraes. 1991.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21ª ed. Petrópolis-RJ, Editora Vozes, 2002. p. 9-29.

MOREIRA, Silmara Oliveira. Mobilidade e plasticidade do trabalho: a reprodução da vida dos trabalhadores no município de Belo Campo/BA. 2018, 156 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 2018.

_______. Mobilidade temporária e pequenas cidades: uma leitura sobre a cidade de Belo Campo. 2014, 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização), Departamento de Geografia. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 2014.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Geografia Agrária: Perspectiva no início do século XXI. In: O Campo no século XXI: território de vida e de concentração da justiça social. Org. Ariovaldo Umbelino Oliveira e Marta Inez Medeiros Marques. São Paulo. Editora Casa Amarela e Editora Paz e Terra, 2004, p. 29-70.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista - O Ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2008.

SANTOS, A. Migração e força de trabalho: notas para debate. In: Revista Pegada, Presidente Prudente, v. 7, n. 2, p. 07-25, 2006.

SEVERINO, J. A. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SINGER, P. Economia política da urbanização. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1973.

SOUZA, Suzane Tosta. Relação Campo-cidade: em busca de uma leitura dialética para a compreensão desses espaços na atualidade. In: Diva Maria Ferlim Lopes e Wendel Henrique (org). Cidades Médias e Pequenas: Teorias, Conceitos e Estudos de caso. Salvador/BA. Publicações SEI, 2010, P. 195-207.

________Da negação ao discurso “hegemônico” do capital à atualidade da luta de classes no campo brasileiro. Camponeses em luta pelo/no território no Sudoeste da Bahia. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Sergipe. Núcleo de Pós-Graduação em Geografia. Departamento de Geografia. São Cristóvão, 2008.

SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão. “A questão cidade-campo: perspectiva a partir da cidade”. In: SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão; WHITACKER , Arthur Magon org. Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2006, p. 111-130

ROTTA, José Heleno. Sobre a oposição entre o rural e o urbano em Marx e sua atualidade. In: Anais do II Encontro Nacional de Economia Política. PUC/SP, 27 a 30 de maio de 1997, p. 459-477. Tradução de Javier González-Pueyo.

THOMAZ JUNIOR, A. Os limites da teoria e a plasticidade do trabalho. Repensar auto-crítico sobre as classes trabalhadoras no Brasil. In: Revista Pegada, v 07, n. 1, p. 07- 40, 2006.Disponível em:< http://br.monografias.com/trabalhos-pdf900/classe-trabalhadora-brasil/classe-trabalhadora-brasil.pdf>, acesso em 11 de jun. 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

MOREIRA, S. O.; ALMEIDA VALE, E. P. As transformações campo-cidade frente à mobilidade do trabalho: uma análise a partir da realidade de Belo Campo/BA. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 8, n. 15, p. 79–95, 2019. DOI: 10.35416/geoatos.v8i15.7011. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/7011. Acesso em: 26 abr. 2024.