Construção do lugar geográfico de alunos com transtorno do espectro autismo em instituições públicas de ensino: contribuições da psicanálise

Autores

  • Leandro Buzzo Mourão Guimarães unesp

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i2.3896

Resumo

Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma doença que apresenta perturbações no desenvolvimento neurológico, tendo como principais características anormais a falta de comunicação social e déficits de comportamentos, que são fixos e/ou repetitivos, tornando-se visíveis em crianças geralmente aos dois anos de idade. Tendo em vista essas características, o presente texto visa contribuir, do ponto de vista da geografia da saúde, para a discussão a respeito da inclusão escolar de crianças com TEA e a respectiva promoção da saúde nas escolas municipais, de Presidente Prudente. Soma-se a este artigo as contribuições da psicanálise de D. W. Winnicott para o delineamento psíquico desses indivíduos a partir de estudos sobre o conceito de Placement. Do ponto de vista da iniciação científica, torna-se fundamental a formação de estudantes de geografia interessados no tema, o que envolve o aprendizado de conceitos de geografia humana

 

Palavras-chave: Lugar, Promoção da Saúde, Inclusão Escolar e Transtorno do Espectro Autista, Placement.

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Publicado

2015-11-05

Como Citar

GUIMARÃES, L. B. M. Construção do lugar geográfico de alunos com transtorno do espectro autismo em instituições públicas de ensino: contribuições da psicanálise. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 2, p. 11, 2015. DOI: 10.35416/geoatos.v2i2.3896. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/3896. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos