GEOGRAFIA E IMAGEM PUBLICITÁRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Autores

  • Miguel Gimenez Benites UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil
  • Eliane Patricia Grandini Serrano

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i10.281

Resumo

A proposta deste trabalho é a leitura de uma imagem publicitária, veiculada em um outdoor, na cidade de  Presidente Prudente; da empresa derefrigerante Coca Cola  .  Este painel apresenta um detalhe do vídeo Fábrica de Felicidade veiculado pela mídia televisiva em 2008. Neste sentido, a decodificação deste tipo de imagem, integrada à  opção teórico-metodológica, que privilegia a percepção visual das formas  e seus significados como a leitura de imagem  e a incorporação dos estudos de fenomenologia da geografia cultural á realidade social poderão revelar  outras dimensões  desse campo, como a simbólica, a imaginária, a estética. Tal fato contribuirá para ampliar o caráter social da Geografia e representa nosso objeto de estudo. A leitura será feita após considerações sobre a função de uma publicidade exterior, no caso do outdoor, dentro do contexto urbano de Presidente Prudente, e ainda a importância de se formar um leitor crítico das mensagens publicitárias veiculadas pela mídia em geral.

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Biografia do Autor

Miguel Gimenez Benites, UNESP - FCT/Campus de Presidente Prudente, Brasil

Professor Doutor  do Departamento de Geografia  - FCT/ UNESP de Presidente Prudente atuante na área de pesquisa  que inclui o diálogo entre geografia e imagem.

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Como Citar

BENITES, M. G.; GRANDINI SERRANO, E. P. GEOGRAFIA E IMAGEM PUBLICITÁRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 10, p. 01–12, 2011. DOI: 10.35416/geoatos.v2i10.281. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/281. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos