A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO TURÍSTICA EM TIBAU DO SUL/RN/BRASIL

Autores

  • Maria Aparecida Pontes da Fonseca UFRN
  • Salete Gonçalves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v2i12.2101

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar de que forma o processo de reterritorialização desencadeado pelo turismo se manifesta na dimensão política do município de Tibau do Sul/RN (Brasil). Buscou-se contribuir com os debates já realizados sobre território, na medida em que se procurou fazer a articulação entre as teorizações sobre o conceito de território e a atividade turística, observando como alguns agentes hegemônicos do turismo se apropriam, dominam, controlam e comandam o território turistificado, inseridos em localidades periféricas do Nordeste brasileiro. Para tanto foi realizado um estudo exploratório e qualitativo, através de levantamento de dados secundários e primários, realização de entrevistas com as lideranças do poder público, iniciativa privada, terceiro setor e comunidade do município pesquisado. Nesse sentido, constatou-se que o processo de (des)(re)territorialização no município investigado, perpassa por contradições resultantes dos conflitos de poder existentes na localidade e embora traga implicações nas dimensões econômicas e socioculturais, seu cerne é verificado no âmbito político, na relação entre o empresariado – marcado predominantemente por outsiders que possuem negócios em Pipa – e o Poder Público local – integralmente composto por insiders que atuam na sede municipal, que até então, além de deter o poder político também detinham o poder econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Pontes da Fonseca, UFRN

Geógrafa com doutorado pelo PPGG/UFRJ/Brasil. Atualmente exerce cargo de professora no Departamento de Geografia de UFRN/Brasil, vinculada ao PPGTUR/UFRN e ao PPGG/UFRN. Coordena o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Turismo e Sociedade.

Salete Gonçalves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Turismóloga com mestrado em Turismo pelo PPGTUR/UFRN/Brasil. Atualmente exerce cargo de professora no Departamento de Turismo da UERN/Brasil.

Downloads

Publicado

2013-08-05

Como Citar

FONSECA, M. A. P. da; GONÇALVES, S. A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO TURÍSTICA EM TIBAU DO SUL/RN/BRASIL. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 2, n. 12, 2013. DOI: 10.35416/geoatos.v2i12.2101. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/2101. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos