ESTUDO BIOGEOGRÁFICO: LEVANTAMENTO DA AVIFAUNA EXISTENTE NO CAMPUS DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PRESIDENTE PRUDENTE (FCT/UNESP)

Autores

  • Rubens de Jesus Matos

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i18.713

Resumo

Utilizando como recorte de estudo os limites do campus da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, localizada na cidade de Presidente Prudente – São Paulo – Brasil, e métodos pouco invasivos na identificação das espécies de aves, trabalho de observação de campo e registros fotográficos, foram registradas cinquenta e sete espécies de aves. As observações ajudaram a entender seus comportamentos e sua sensibilidade a perturbações causadas pelas atividades humanas. Mostraremos aves com diferentes hábitos, como o singular Urutal que se camufla ficando ereto nas bordas dos troncos ocos e aves de outras famílias desde a Faucolidae, representada pelo curioso Carcará que utiliza as habilidades dos urubus para se alimentar. É intenção deste trabalho, divulgar a diversidade da avifauna existente no campus, fornecer material para as novas pesquisas biogeográficas e de outras áreas do conhecimento, objetivando a preservação das áreas verdes da faculdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-26

Como Citar

Matos, R. de J. (2012). ESTUDO BIOGEOGRÁFICO: LEVANTAMENTO DA AVIFAUNA EXISTENTE NO CAMPUS DA FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PRESIDENTE PRUDENTE (FCT/UNESP). Formação (Online), 2(18). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i18.713

Edição

Seção

Artigos