AS (IN) JUSTIÇAS AMBIENTAIS NA LEGISLAÇÃO FLORESTAL BRASILEIRA

Autores

  • Cristiane Silva Souza Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v3i23.3805

Resumo

Com a publicação da Lei 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, tornou-se obrigatório para todos os imóveis rurais o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um instrumento estratégico no auxílio da regularização ambiental e que tem como objetivo o monitoramento, o controle e o planejamento econômico e ambiental.  A Lei 12.651 de 25 de maio de 2012 e a Lei 18.104 de 18 de julho de 2013 cometeram injustiças ambientais ao tratar diferente o pequeno e o grande proprietário, anistiar os proprietários que possuem áreas consolidadas (passivos ambientais ocorridos antes de 22 de julho de 2008), permitir áreas menores de reserva legal e preservação permanente aos imóveis com até quatro módulos fiscais, e amplas possibilidades de legalização no Programa de Regularização Ambiental (PRA), contrapondo-se à defesa do meio ambiente equilibrado. A partir deste cenário, este artigo vem contribuir com a sistematização da legislação ambiental florestal federal e goiana, no que diz respeito às informações que devem ser inseridas no CAR e apresentar as contribuições desta ferramenta para ordenamento ambiental e operacionalização do Código Florestal e, ao mesmo tempo, as suas incongruências (legais, operacionais, etc.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Silva Souza, Universidade Federal de Goiás

Mestranda no Instituto de Estudos Sócioambientais (IESA) na Universidade Federal de Goiás.

Bolsista na Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás (FAPEG);

Agrimensora, Geógrafa, Analista Ambiental e Gerente de Flora na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos.

Downloads

Publicado

2016-11-17

Como Citar

Souza, C. S. (2016). AS (IN) JUSTIÇAS AMBIENTAIS NA LEGISLAÇÃO FLORESTAL BRASILEIRA. Formação (Online), 3(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v3i23.3805

Edição

Seção

Artigos