DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA REPRESENTAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA – COLÔNIA UPÁ/PR*

Autores

  • Marli Terezinha Schlosser UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i21.3073

Resumo

Resumo

No presente artigo estudou-se a arte-educação no formato esquete/jogo lúdico como instrumento didático-pedagógico aplicada no ensino de Geografia. A arte-educação envolve a educação no plano da preparação para vida e na linha do aprofundamento dos conhecimentos já historicamente dados, bem como na reflexão, no debate e na construção de (novos) conhecimentos. No caso da presente iniciativa, a pesquisa foi realizada com descendentes de imigrantes ucranianos da Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense, compreendida pelos municípios de Araruna, Campo Mourão, Farol, Juranda, Maringá, Mato Rico, Mamborê, Nova Tebas e Roncador. A fatia em análise fez parte de um projeto amplo intitulado “A Geografia da Práxis e da Cultura Camponesa Ucraniana na Colonização na Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense”, projeto esse inserido no sub-programa “Diálogos Culturais” do “Programa Universidade Sem Fronteiras” realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do Estado do Paraná, desenvolvido nos anos 2009 e 2010. O objetivo da pesquisa/projeto foi compreender o processo de colonização/manutenção/recriação/resistência/contribuição da cultura dos descendentes camponeses de imigrantes ucranianos na região. O ponto que justificou o estudo incidiu na presença significativa desses grupos nos municípios mencionados e por não terem sido estudados na perspectiva cultural e da prática camponesa. O esquete e o teatro foram tratados como método e um poderoso meio para fixar na memória dos alunos e comunidade um determinado tema, que os levou a refletir sobre Cultura Camponesa Ucraniana na Colonização na Mesorregião Centro-Ocidental Paranaense.

 

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Publicado

2015-03-12

Como Citar

Schlosser, M. T. (2015). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA REPRESENTAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA – COLÔNIA UPÁ/PR*. Formação (Online), 2(21). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i21.3073

Edição

Seção

Artigos