Reestruturação imobiliária e reestruturação das cidades médias brasileiras: os exemplos de Londrina e Maringá/PR/Brasil

Autores

  • Wagner Vinicius Amorim FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i20.2419

Resumo

Neste ensaio realizamos uma reflexão sobre a reestruturação imobiliária a partir da realidade das cidades médias brasileiras, especialmente Londrina e Maringá, duas cidades médias localizadas no sul do Brasil e no norte central do Estado do Paraná, onde a reestruturação urbana e a reestruturação da cidade comparecem com elementos centrais à compreensão dos processos de transformação físico-territorial destas cidades. Aborda-se, inicialmente, as transformações recentes correlatas ao circuito imobiliário-financeiro brasileiro, destacando suas permanências e mudanças atuais, carreadoras das transformações espaciais verificadas nas estratégias geográficas de expansão das empresas construtoras no país. Posteriormente, deslinda-se a questão da reestruturação das cidades de Londrina e Maringá, a partir da compreensão do papel da produção imobiliária na definição da valorização do espaço urbano. Por fim, nas reflexões finais, invita-se ao debate destas miradas ainda pouco valorizadas nos estudos da produção imobiliária recente, propondo-se atenção às especificidades dos estudos a partir das cidades médias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Vinicius Amorim, FCT/UNESP

Possui Graduação - Licenciatura Plena (2007) e Bacharelado (2008) - em Geografia, e Especialização em Ensino de Geografia (2008) pela Universidade Estadual de Londrina; Mestrado (2011), pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus de Presidente Prudente - SP. Atualmente é aluno do Curso de Doutorado em Geografia na mesma universidade, sob orientação da professora Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito.

Downloads

Publicado

2014-03-12

Como Citar

Amorim, W. V. (2014). Reestruturação imobiliária e reestruturação das cidades médias brasileiras: os exemplos de Londrina e Maringá/PR/Brasil. Formação (Online), 2(20). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i20.2419

Edição

Seção

Artigos