O CONCEITO DE REGIÃO E O ENSINO GEOGRAFIA: DESENCONTROS ENTRE O SABER ESCOLAR E O SABER ACADÊMICO

Noemia Ramos Vieira

Resumo


O saber geográfico escolar deve manter-se sintonizado com os avanços e inovações teórico-metodológicas ocorridas com o saber geográfico acadêmico. Se isso não acontece tem-se instalado um desencontro teórico-metodológico entre um e o outro. Fato que compromete a qualidade do ensino oferecido nas escolas. A partir desse pressuposto alguns questionamentos são pertinentes: Será que os materiais didáticos, os quais têm a função de colocar o aluno em contato com o saber geográfico, estão atualizados de acordo com o conhecimento geográfico produzido na academia? E os professores que atuam no ensino básico têm acompanhado as inovações teórico-metodológicas sofridas, nos últimos anos, pela ciência geográfica e as tem implantado junto aos alunos? A partir de entrevistas com 51 professores de Geografia das escolas estaduais do perímetro urbano de Marília e da análise da natureza teórico-metodológica do conhecimento geográfico veiculado pelos livros didáticos mais utilizados nas escolas, obtiveram-se alguns esclarecimentos para estes questionamentos. As entrevistas e a análise do conteúdo dos livros didáticos foram norteadas por questionamentos a respeito do significado de região. 


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DOI: https://doi.org/10.33081/formacao.v1i20.2301

Revista Formação (Online). ISSN: 1517-543X. E-ISSN: 2178-7298

 

 

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