LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE: A IMPLANTAÇÃO DO PNBE DO PROFESSOR (2010 E 2013)

Claudia Leite Brandão, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues

Resumo


Este artigo objetiva apresentar alguns dados sobre a implantação do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE do Professor (2010 e 2013) na ação de adquirir e distribuir livros para professores das escolas públicas. Diante disso, indagamos: como foi o processo de implantação e distribuição do PNBE do Professor nas edições de 2010 e 2013 em quatro escolas da rede estadual de Primavera do Leste, Mato Grosso? Assim, o presente estudo se utilizou da abordagem quanti-quali, sendo constituído por pesquisa documental para compreender e detalhar algumas informações sobre o Programa e o estudo de caso para demonstrar os dados referentes aos (des)usos dos materiais distribuídos para a formação docente.  A leitura deste artigo permite reflexões sobre a leitura na constituição do profissional docente, apontando a importância de os docentes conhecerem as obras do PNBE para que desenvolvam ações individuais e/ou coletivas que promovam o uso dos acervos. 

Palavras-chave


Políticas Públicas. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Leitura. Formação Docente.

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DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5023


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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