Formação De Professores - Saberes Da Docência E Identidade Do Professor

Selma Garrido Pimenta

Resumo


O texto apresenta uma sistematização dos fundamentos teórico-metodológicos, decorrentes do desenvolvimento da etapa inicial da pesquisa A Didática na Licenciatura – um estudo dos efeitos de um programa de curva na prática docente dos alunos egressos da Licenciatura da FEUSP, e insere-se no movimento de pesquisas, que tem se voltado à análise das práticas docentes como caminho para re-pensar a formação inicial e contínua de professores. Um deles, refere-se à discussão sobre a identidade profissional do professor, tendo como suporte teórico-metodológico a questão dos saberes que constituem a docência e o desenvolvimento dos processos de reflexão docente sobre a prática. É esse caminho que estamos percorrendo, na tentativa de re-significar os processos formativos a partir da reconsideração dos saberes necessários à docência, colocando a prática pedagógica e docente escolar como objeto de análise.


Palavras-chave


Formação Inicial e Contínua; Professor Reflexivo; Identidade; Saberes da Docência

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.50


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com