CIBERCONTEÚDOS EDUCATIVOS E SUA CONSTRUÇÃO EM REDE

Ofélia Alencar de Mesquita, José Aires Castro Filho, Eduardo Santos Junqueira Rodrigues

Resumo


Esse texto propõe o conceito de ciberconteúdos educativos a partir de duas análises: uma teórica sobre a cibercultura e a produção de materiais didáticos destinados à educação on-line; e outra a partir dos resultados de um estudo empírico. A pesquisa desenvolveu-se com graduandos e pós-graduandos de um grupo de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, vinculados à Universidade Federal do Ceará – UFC, que planejaram, criaram e analisaram os ciberconteúdos educativos em rede.adotado foi a pesquisa ação. Os resultados desta pesquisa indicam que: a) a ambiência do digital em rede potencializa e faz emergir outros espaços e tempos de construção coletiva de conteúdos educativos, proporcionando fazeres e saberes autorais colaborativos; b) novas redes educativas são tecidas no ciberespaço e amparam a pesquisa, a escrita e a disseminação de linguagens multirreferenciais; c) faz-se necessário articular novas propostas de elaboração de conteúdos educativos.


Palavras-chave


cibercultura. conteúdos digitais. ciberconteúdos educativos

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DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4741


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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