OLHARES INVESTIGATIVOS SOBRE O BRINCAR NO RECREIO DAS CRIANÇAS: UMA AÇÃO EXPERIENCIAL NA INFÂNCIA

Autores

  • Marilete Calegari Cardoso Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Antonete Araújo Silva Xavier UNEB
  • Cristina Maria D'Ávila Teixeira UFBA/UNEB

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.4604

Palavras-chave:

Brincar, Infância, Experiência, Recreio

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o brincar no recreio escolar como fonte de experiências às crianças. Sua problemática encontra-se relacionada à investigação, em fase exploratória, acerca do potencial dos brinquedos não estruturados para o brincar livre e da difusão da cultura lúdica no ambiente escolar do ensino fundamental de escolas da rede pública da Bahia, com inspiração e apoio do grupo de estudos do Professor Gilles Brougère da Universidade Paris XIII. Uma pesquisa com base nos princípios qualitativos de cunho etnográfico, sendo ancorada na epistemologia do jogo e o brincar sociocultural e da Sociologia da Infância, a partir da compreensão da criança como sujeito e produtor da cultura e não apenas como sujeito epistêmico, que sejam capaz de colocar-se frente às experiências vivenciadas em seu cotidiano. Concluímos o artigo a favor de difundir acerca da cultura lúdica das crianças por meio da exploração de materiais não estruturados, possibilitando que as mesmas  ampliem o acesso a cultura, a arte, a imaginação, a curiosidade, a inventividade, a autonomia, a autoria e o protagonismo compartilhado entre os atores que compõem o cenário da escola.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilete Calegari Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação –UFBA. Mestre em Educação (UFBA), e Pedagoga (UNILASALLE). Professora Assistente da UESB do Departamento de Ciências Humanas Letras, e, coordenadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Educação, Linguagem e Ludicidade– NEPELL, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/Jequié

Antonete Araújo Silva Xavier, UNEB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação -UFBA. Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Pedagoga (UNEB). Professora Assistente do Departamento de Educação, e Coordenadora da Brinquedoteca Paulo Freire (DEDC), Campus I, Universidade do Estado da Bahia

Cristina Maria D'Ávila Teixeira, UFBA/UNEB

È pedagoga, mestra e doutora em Educação. Possui pós-doutorado na área de formação de professores. É Pós-doutora na Université Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016).É professora de Didática da Faculdade de Educação da UFBA e da UNEB. É pesquisadora do grupo GREAS-CEAQ (Sorbonne, Paris-Descartes).Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL/PPGE/FACED/UFBA)

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

CARDOSO, M. C.; XAVIER, A. A. S.; D’ÁVILA TEIXEIRA, C. M. OLHARES INVESTIGATIVOS SOBRE O BRINCAR NO RECREIO DAS CRIANÇAS: UMA AÇÃO EXPERIENCIAL NA INFÂNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.4604. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4604. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO