EDUCAÇÃO INFANTIL E CULTURA CIENTÍFICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Ligiane Marcelino Weirich, Noemi Sutil

Resumo


Neste trabalho, destaca-se a abordagem de cultura científica na Educação Infantil. Para isto, apresenta-se processo de pesquisa-ação envolvendo gestores, docentes, crianças de quatro e cinco anos de idade e comunidade, em instituição escolar paranaense em 2014. Esses sujeitos se envolveram em atividades educacionais, com fundamentos em pressupostos da teoria da aprendizagem significativa e de Educação Ambiental. As considerações apresentadas neste trabalho abrangem o desenvolvimento de seis conjuntos de atividades educacionais com crianças e cinco reuniões entre gestores e docentes sobre esse processo. Os dados analisados compreendem: registros em diário de campo; gravações em áudio e vídeo; trabalhos elaborados pelos aprendizes; documentos oficiais. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Podem ser destacados resultados concernentes a indícios de formação e assimilação de conceitos e desenvolvimento de percepção ambiental.

Palavras-chave


Educação Infantil; Cultura Científica; Aprendizagem Significativa; Educação Ambiental

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DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4566


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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