EDUCAÇÃO INFANTIL E CULTURA CIENTÍFICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Auteurs

  • Ligiane Marcelino Weirich Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
  • Noemi Sutil Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i3.4566

Mots-clés :

Educação Infantil, Cultura Científica, Aprendizagem Significativa, Educação Ambiental

Résumé

Neste trabalho, destaca-se a abordagem de cultura científica na Educação Infantil. Para isto, apresenta-se processo de pesquisa-ação envolvendo gestores, docentes, crianças de quatro e cinco anos de idade e comunidade, em instituição escolar paranaense em 2014. Esses sujeitos se envolveram em atividades educacionais, com fundamentos em pressupostos da teoria da aprendizagem significativa e de Educação Ambiental. As considerações apresentadas neste trabalho abrangem o desenvolvimento de seis conjuntos de atividades educacionais com crianças e cinco reuniões entre gestores e docentes sobre esse processo. Os dados analisados compreendem: registros em diário de campo; gravações em áudio e vídeo; trabalhos elaborados pelos aprendizes; documentos oficiais. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Podem ser destacados resultados concernentes a indícios de formação e assimilação de conceitos e desenvolvimento de percepção ambiental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ligiane Marcelino Weirich, Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

Mestre em Ensino de Ciências. Docente/Gestor da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Noemi Sutil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação para a Ciência. Professora Adjunta do Departamento de Física (DAFIS) e do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (FCET), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Téléchargements

Publiée

2018-12-31

Comment citer

WEIRICH, L. M.; SUTIL, N. EDUCAÇÃO INFANTIL E CULTURA CIENTÍFICA: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESENVOLVIMENTO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 3, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i3.4566. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4566. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO