CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LETRAMENTO LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DO EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Adriana de Oliveira Henrique, Flávia Vieira da Silva do Amparo

Resumo


Dentre os muitos desafios impostos pela educação do século XXI, a inclusão dos educandos com deficiência intelectual tem se revelado uma preocupação à parte, pois implica ações que vão além da garantia ao acesso, mas instiga mudanças de paradigmas de como a escola acolhe e trabalha com as diferenças, sem recorrer à exclusão, sendo impulsionada a rever seu currículo e sua metodologia, para que sejam oferecidas oportunidades de aprendizagem e participação que qualifiquem a presença dos educandos nas classes comuns. Diante do exposto e ciente do desafio da educação inclusiva, o presente texto tem por objetivo apresentar as reflexões preliminares de uma pesquisa, em andamento, sobre uma proposta de aprendizagem e participação do educando com deficiência, envolvendo os conceitos de Letramento Literário utilizando-se como recurso mediador a Contação de Histórias. O estudo está sendo realizado em uma Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Como referencial teórico foi adotada a perspectiva sócio-histórica, e como metodologia foi empregada a pesquisa qualitativa com enfoque na pesquisa-ação.

Palavras-chave


Letramento; Aprendizagem; Deficiência Intelectual; Sala de Recursos

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DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4335


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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