INTERAÇÃO EM SALA DE AULA E DESENVOLV IMENTO DE CAPACITAÇÃO HUMANA

Malcom Reed

Resumo


Qual é o valor pedagógico prático da Zona de Desenvolvimento Proximal? Como nós poderemos desenhar, a partir dos escritos de Vygotsky e Leontiev, com a intenção de entender o processo de desenvolvimento de crianças e jovens como seres humanos intelectuais socializados? Este artigo apresenta a teoria histórico-cultural em atividades de sala de aula, com intenção de revelar o seu potencial nas dinâmicas transformações na subjetividade humana, posicionamento, cooperação e colaboração. Após detalhada contextualização teórica que relaciona fontes primárias e a tradição histórico-cultural voltada à aprendizagem e ao desenvolvimento através de atividades em sala de aula, discute-se uma situação em aula a qual é tomada em sua narrativa mais ampla de experimentação prática, diagnóstico e implementação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3815


Palavras-chave


Atividade em sala de aula; subjetividade; teoria histórico-cultural

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3815


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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