PERCURSOS DE LETRAMENTO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DA HISTÓRIA ORAL NO ESTUDO DA MEMÓRIA DE LEITURAS

Autores

  • Ana Lúcia Guedes Pinto

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.369

Resumo

Nesse artigo apresento resultados parciais de um projeto temático de pesquisa em andamento que tem, como um de seus focos, a reconstrução das memórias de leitura dos professores em formação.  Discuto as contribuições da perspectiva teórico-metodológica da História Oral neste estudo e destaco o modo como nossa equipe de investigação compreende a narrativa e como a analisa dentro da abordagem apresentada. Alguns trechos de depoimentos são problematizados com a finalidade de mostrar a importância de tomarmos a singularidade de cada dizer, evitando, com isso categoriza-lo ou enquadrá-lo em determinadas comunidades de leitores. Ao final, destaco nosso papel como pesquisadores na preservação dessa singularidade constitutiva de cada narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-07-2011

Como Citar

PINTO, A. L. G. PERCURSOS DE LETRAMENTO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PAPEL DA HISTÓRIA ORAL NO ESTUDO DA MEMÓRIA DE LEITURAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 13, n. 14, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v13i14.369. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/369. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê