A LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E A FORMAÇÃO DE ESCRITORES COMPETENTES NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Amanda Fantinasi

Resumo


Este artigo traz uma experiência desenvolvida no quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Tupi Paulista com a leitura literária e produção de texto, utilizando o livro “Felpo Filva” da autora Eva Furnari com o objetivo de responder a seguinte questão: Qual a contribuição que a leitura de textos literários pode dar para a formação de escritores competentes no primeiro ciclo do ensino fundamental? O trabalho é fundamentado pela sequência Básica de Letramento Literário proposta pelo autor Rildo Cosson, que consiste em quatro fases: a) Motivação b) Introdução c) Leitura d) Interpretação. Traz o relato das atividades de leitura e escrita desenvolvidas em sala de aula demonstrando a qualidade dos textos produzidos pelos alunos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3518


Palavras-chave


Letramento Literário. Literatura. Leitura. Escrita.

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3518


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com