DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: DOCUMENTOS LEGAIS E COMUNIDADE ESCOLAR – UMA ANÁLISE

Manuela Azevedo Carvalho, Luciana A. de Miranda, Lílian Miranda Bastos Pacheco

Resumo


Neste artigo a ideia é analisar o que preconizam alguns documentos legais que regem a educação brasileira acerca da diversidade sexual, com destaque para a homossexualidade, tendo a opinião da comunidade escolar: alunos, familiares, professores e demais profissionais da educação, como mote para verificar como essa diversidade tem sido abordada no ambiente escolar. São analisados pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e do Plano Nacional de Educação, junto à opinião da comunidade escolar, através de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, com o intuito de investigar como essa diversidade aparece no dia a dia das escolas brasileiras e como mote para a discussão acerca das políticas até então implementadas neste âmbito na educação do país. A partir das análises, foi possível perceber que a comunidade escolar, em especial diretores e professores, ainda lida de forma problemática com o tema, não auxiliando as discussões necessárias para a promoção de um espaço que contemple as diversidades.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3479


Palavras-chave


Escola e diversidade; Diversidade sexual; Plano Nacional de Educação; Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3479


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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