A ESCOLA INCLUSIVA: CONCEITOS, PRÁTICAS, PROFESSORES E TECNOLOGIAS

Jordi Quintana Albalat, Imma Bo Barnadas

Resumo


Neste artigo apresentamos um breve panorama de conceitos, políticas e práticas que vêm ocorrendo em nossa sociedade que vão da exclusão das pessoas com deficiência ou necessidades educativas especiais até a sua inclusão. Refletimos sobre adaptação, adequação e implicações das várias estruturas organizacionais e de participação. Também revisamos praticas, estratégias e metodologias atuais usadas para abordar a diversidade dos alunos; refletimos sobre a formação de professores e o compromisso do professor; e analisamos a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação na escola inclusiva, tanto na sua utilização como Tecnologias Assistivas, como Tecnologias para Aprendizagem e Conhecimento, ou como ferramentas cognitivas, e finalmente apresentamos algumas propostas de ação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3398


Palavras-chave


Escola inclusiva; Tecnologias Assistivas; Tecnologias para Aprendizagem e Conhecimento; Formação de professores; Compromisso



DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3398


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com