A Geografia e o processo de alfabetização

Raul Borges Guimarães

Resumo


O grande desafio que se coloca nesse texto e o da contribuição da Geografia para o fortalecimento da produção da leitura e da escrita por parte das crianças. Que temas ganham relevância para que estes alunos ampliem seu repertório? Quais propostas de trabalho com conteúdos de Geografia podem possibilitar a construção de oportunidades para falar, pensar e agir? Na busca de respostas a estas indagações, foi possível estabelecer relações entre metodologias de ensino da leitura e da escrita, concepções de mundo e conceitos básicos da Geografia contemporânea, tais como: ambientes, tecnologia, trabalho e cidadania.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Metodologia de Ensino; Alfabetização; Ensino

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v1i1.29


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com