INVESTIGANDO A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Isabel Escudero, Victoria Sánchez

Resumo


Os movimentos de reforma do ensino que têm surgido nas duas últimas décadas em diferentes países têm afetado decisivamente, de forma positiva, o ensino/aprendizagem da matemática e o papel do professor. Desde então a atenção de mutias investigações voltou-se para o que ocorre na aula e, em particular, para os processos de transformação da prática do professor. Este artigo decorre de investigação sobre diferentes aspectos da prática do professor de matemática (seus conhecimentos, suas crenças, o planejamento, a interação com seus alunos e avaliação dos resultados) visando compreender sua complexidade. A partir da caracterização do contexto em que a prática do professor se desenvolve, bem como do acompanhamento daquilo que ele faz e obtém ao abordar o tema "Teorema de Thales e Semelhança", discutem-se os diferentes elementos a as múltiplas relações entre eles.

Texto completo:

Artigo


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v8i8.199


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

Retornar ao portal de revistas
Menor Menor Médio Médio Maior Maior
Facebook Facebook Revista Nuances
Email nuances.fct@gmail.com