EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR OU PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA? FUNDAMENTOS E CONCEÇÕES SUBJACENTES

Maria João Cardona

Resumo


Este artigo tem como finalidade refletir fundamentos, conceções e algumas ambiguidades que por vezes estão associadas às expressões Educação Pré-Escolar e Educação de Infância. Sendo feita uma análise sobre as bases do desenvolvimento curricular na educação de infância (ou na educação pré-escolar) são questionadas algumas contradições que por vezes lhes estão associadas em consequência da sua evolução histórica e da sua especificidade em relação à escola obrigatória. Esta reflexão tem como referência estudos sobre a realidade portuguesa, a sua evolução histórica e as implicações desta evolução no presente (CARDONA, 2005; 2010).

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1102


Palavras-chave


Educação pré-escolar; educação de infância; Pedagogia; ensino-aprendizagem

Texto completo:

ARTIGO


DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1102


Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp - Presidente Prudente.

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