Os leitores diante da representação da morte na literatura: uma abordagem em sala de aula
Résumé
Muito embora o acervo mundial da literatura infantil e juvenil nos mostre que assuntos hoje considerados sensíveis, a exemplo da morte, outrora já foram transmitidos sem ressalvas para o público leitor, sem que fosse feita qualquer distinção entre as faixas etárias, atualmente, ainda é possível encontrar alguns entraves no que diz respeito à abordagem que deve ser feita em sala de aula no tocante a esses textos. Todavia, sabendo que a morte faz parte, quase que corriqueiramente, do cotidiano de crianças e adolescentes, cada vez mais a literatura contemporânea, com uma considerável qualidade estético-literária, abarca temas tradicionalmente considerados tabus, tornando-se um importante instrumento que auxilia os leitores em formação a lidarem com diversas situações conflitivas, dentre elas a morte. Sabendo disso, objetivamos neste trabalho analisar como a obra Começo, meio e fim, de Frei Betto (2014), aborda o tema da morte, enfatizando como são construídas as representações acerca do tema no universo do texto, e, na sequência, apresentar uma proposta de intervenção a ser realizada em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II, a fim de perceber como os leitores atribuem significado ao texto literário a partir das suas próprias vivências. Para fundamentarmos essa discussão, usamos como referências Souza (et al. 2010), Solé (1998), Zambeli (2014) e Paiva (2001). Como resultados, esperamos poder não apenas apresentar uma narrativa que trata da temática da morte, mas, principalmente, compreender o que os próprios alunos pensam a respeito do tema e de suas variadas abordagens na literatura e como eles podem aprofundar esse conhecimento dentro do ambiente escolar.