REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO NA TELEVISÃO: O CASO DO PROGRAMA GLOBO RURAL

Autores/as

  • Renata Hübner Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.9067

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar representações sociais do rural brasileiro em notícias veiculadas pelo programa Globo Rural. O papel das noticiais e discursos desta mídia para a construção de representações sociais ligadas ao campo é discutido a partir da Teoria das Representações Sociais, de Moscovici, e da perspectiva da Geografia das Representações. Metodologicamente, analisou-se quatro reportagens veiculadas pelo jornal entre os meses de setembro e outubro de 2020. As reportagens analisadas majoritariamente apresentam uma faceta do espaço rural brasileiro caracterizada pela grande propriedade, emprego de maquinário e tecnologia, e pela monocultura ou pecuária moderna. O texto e as imagens das reportagens, através dos processos de ancoragem e objetivação, criam e reforçam representações sociais do espaço rural brasileiro como locus de produção capitalista integrada ao mercado global e de progresso econômico. Tais representações sociais, que circulam nos universos consensuais tanto no campo quanto na cidade, criam imagens e representações do espaço que invisibilizam outras formas de produção e de existência no espaço rural brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALEXANDRE, M. O papel da mídia na difusão das representações sociais. Comum, Rio de Janeiro, v. 6, n. 17, p. 111-125, 2001.

ALVES, R. C. Representações sociais e a construção da consciência histórica. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BAUMAN, Z. Modernidade Liquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CLAVAL, P.. A geografia cultural. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.

______. Epistemologia da geografia. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

CUNHA, R. R. C; DARDE, V. W. S; LEME, F. A. As contribuições da TV para o desenvolvimento do campo e construção de novas representações sobre o rural. Sessões do Imaginário, v. 20, n. 34, p. 18-26, 2015.

GIL FILHO, S. F. Geografia cultural: estrutura e primado das representações. Espaço e Cultura (UERJ). nº. 19-20, p. 51-59, jan./dez. de 2005.

GONÇALVES, D. C. O rural (re) construído na TV: Representações e produção de sentidos nas narrativas do programa Globo Rural. Anais completos do 8º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero. 2012. Disponível em: < https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/04/Diva-da-Concei%C3%A7%C3%A3o-Gon%C3%A7alves.pdf>. Acesso em 05 out. 2020.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf. Acesso em 16 jul. 2021.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (org.) As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/324979211_Representacoes_sociais_Um_dominio_em_expansao>. Acesso em 04 out. 2020.

KOZEL, S. As representações no geográfico. In: MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete. Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba: Ed. UFPR, 2002. p. 215-232.

MOITA NETO, J. M.; CARCARA, M. S. M. Queimadas rurais: necessidade técnica ou questão cultural? In: ROCHA, J. R. S.; BARROS, R. F. M. e ARAÚJO, J. L. L. (Org.). Sociobiodiversidade no meio norte brasileiro. 1ed. Teresina: EDUFPI, 2012, v. 1, p. 79-100.

MOREIRA, R. J. Cultura, política e o mundo rural na contemporaneidade. Estudos Sociedade e Agricultura, n. 20, p. 111-143, abr. de 2003. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/brasil/cpda/estudos/vinte/moreira20.htm#_ftn1. Acesso em 08 nov. 2020

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigação em psicologia social. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

NOVAES, A. R. As fronteiras na imprensa: um estudo sobre a representação dos espaços fronteiriços sul-americanos na cartografia jornalística. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato. Temas e caminhas da geografia cultural. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010. p. 233-260.

RIBEIRO, Isadora Moreira; SILVA, Gislene da. Crítica das representações sociais de ruralidade em Globo Rural revista. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação – UFJF, v. 13, n. 2, p. 157-174, mai./ago. 2019

SANTOS, A. D. G.; SILVA, D. V.; MACIEL, K. N. A campanha publicitária “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”, da Rede Globo de Televisão, como difusora da propaganda sobre o agronegócio no Brasil. Revista Eptic, v. 21, n. 1, jan.-abr. 2019, p.46 – 61.

SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista crítica de ciências sociais. n. 63, out. 2002. p. 237 -280. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Sociologia_das_ausencias_RCCS63.PDF

Acesso em 12 out. 2021

SCHNEIDER, S.; CASSOL, A.; LEONARDI, A.; MARINHO, M. de M. Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o agronegócio e a alimentação. Estudos Avançados, [S. l.], v. 34, n. 100, p. 167-188, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/178766. Acesso em: 8 nov. 2021.

SCHNORR, J. A representação do viver no campo: o estereótipo do homem e do espaço rural na televisão. Cadernos de Comunicação, v. 15, n. 2, Jul-Dez, 2011.

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/4722. Acesso em: 04 de outubro de 2020.

VENDRAMINI, C. R. A escola diante do multifacetado espaço rural. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 01, p. 145-165, jan./jun. 2004.

WANDERLEY, M. N. B. O Campesinato Brasileiro: uma história de resistência. Rev. Econ. Sociol. Rural , vol. 52 , supl.1, Brasília, 2014.

YAMAMOTO, E. Y. Representações mediáticas do rural brasileiro em uma perspectiva pós-identitária: o devir-rural e a experiência do Cinejordão. Revista Mídia e Cotidiano, v. 11, n. 2, p. 23-42, 2017.

Publicado

2022-12-20

Cómo citar

Hübner, R. (2022). REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO NA TELEVISÃO: O CASO DO PROGRAMA GLOBO RURAL. Formação (Online), 29(54), 403–426. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.9067

Número

Sección

Artigos