OS CENTROS E AS CENTRALIDADES DA REGIÃO URBANA DE BELÉM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.8682

Resumen

Neste artigo, busca-se demonstrar as centralidades dos bairros centrais das sete cidades que constituem a Região Metropolitana de Belém (RMB), a partir de dados quantitativos e qualitativos. Espaços urbanos que passam por processos de ressignificações que decorrem da disponibilidade de unidades habitacionais no formato condominial que estão transformando essa região urbana, sobretudo, quanto à disponibilidade de comércios e serviços, situados em cinco classes de atividades econômicas: saúde, lazer, gastronomia, administração e educação. Quanto ao caráter qualitativo das centralidades, foram identificados os tipos de serviços e o público a que se destinam, logo, que os consomem. Como metodologia, aplicaram-se algumas técnicas de investigação como: a observação sistemática, a coleta de dados em empresas públicas e privadas, a aplicação de questionários e a análise empírica.  Obtendo-se, assim, como um dos principais resultados, a ideia de que as centralidades e as reestruturações urbanas que foram identificadas na RMB decorrem da reestruturação de um setor imobiliário em franca expansão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Augusto Soares Mendes, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Secretaria do Estado de Eucação (SEDUC)

Doutor em geografia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre, licenciado e bacharel em geografia pela Universidade Federal do Pará. Pesquisador na área de geografia humana, com ênfase na urbanização da Amazônia, possui experiência com atuação nos seguintes temas: produção, gestão e planejamento urbanos; processos de periferização; metodologia da pesquisa e do trabalho científico; processos segregatórios; espaços rural-urbanos; condomínios fechados; especulação imobiliária; espaços híbridos e metropolização do espaço.

Citas

AMARAL, M. D. B.; RIBEIRO, W. O. Castanhal (PA); entre a dinâmica metropolitana e a centralidade sub-regional de uma cidade média. Revista eletrônica de Humanidades do curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 9, n. 1, p. 77-105, jan/jun. 2016.

CARLOS, A.F.A.; VOLOCHKO, D.; ALVARES, I. P. A cidade como negócio. São Paulo: Contexto, 2015.

HAESBAERT, Rogério. Vidal e a multiplicidade de abordagens regionais. In: HAESBAERT, R.; PEREIRA, S.; RIBEIRO, G. Vidal, Vidais: textos de geografia humana, regional e política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. pp.185-201.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. @ Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/santa-izabel-do-para/panorama, Acesso em: 13/122017.

_______. CONCLA (Comissão Nacional de Classificação) e CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Disponível em: https://concla.ibge.gov.br/estrutura/atividades-economicas-estrutura/cnae. Acesso em 22/01/2018.

LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: ática, 1991.

MILLER, G. Darwin vai às compras: sexo, evolução e consumo. Rio de Janeiro: BestSeller, 2012.

MENDES, L.A.S. Espaços elitizados de moradia e consumo: a reestruturação da Avenida Augusto Montenegro no quadro das centralidades da Região Metropolitana de Belém. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Pará, Belém-PA, 2015.

_______. A urbanização metropolitana estendida: aspectos da produção do espaço de Belém e de sua região. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2018.

_______. Metrópole e consumo: condomínios fechados, comércio e centralidade em Belém. Curitiba: CRV, 2020.

OLIVEIRA, M. P. Reconhecendo a metrópole no cotidiano. In: SILVA, C. A.; FREIRE, D. G.; OLIVEIRA, F. J. G. (Orgs.). Metrópole: governo sociedade e território. Rio de Janeiro: DP&A: FARERJ, 2006. p. 59-66.

PINTAUDI, S. Anotações sobre o espaço do comércio e do consumo. In: CARRERAS, C.; PACHECO, S. M. M. (Orgs.). Cidade e Comércio: a rua comercial na perspectiva internacional. Rio de Janeiro: armazém das letras, 2009. p. 55-62.

POCHMANN, M. O mito da classe média: capitalismo e estrutura social. São Paulo: Boitempo, 2014.

RIBEIRO, W. O. Interações espaciais na rede urbana do nordeste do Pará: particularidades regionais e diferenças de Bragança, Capanema e Castanhal. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual paulista Júlio de Mesquita, Presidente Prudente-SP, 2017.

SABINO, T. A. G. Produção do espaço e dispersão metropolitana em Belém: importância da logística em discursos e projetos de estruturação territorial. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) – Universidade Federal do Pará: Belém, 2016.

SANTOS, M. O espaço dividido: Os dois circuitos da economia urbana. São Paulo: Edusp, 2008.

SOUZA, L. H. J. A metropolização do espaço em Santa Izabel do Pará: uma análise a partir dos condomínios fechados. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade do Estado do Pará, Belém-PA, 2020.

SPOSITO, M. E. B. O centro e as formas de centralidade urbana. Revista de Geografia -Geousp, São Paulo, v. 10, p. 1-18, 1991.

TRINDADE JR., S.-C. C. A cidade dispersa: Os novos espaços de assentamentos em Belém e a reestruturação metropolitana. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

VILLAÇA, F. O espaço intra-urbano no Brasil. Rio de Janeiro: Studio Nobel/ Faperj, 2001.

Publicado

2023-06-03

Cómo citar

Soares Mendes, L. A. (2023). OS CENTROS E AS CENTRALIDADES DA REGIÃO URBANA DE BELÉM. Formação (Online), 30(57), 173–209. https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.8682

Número

Sección

Artigos