ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES E DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO EM PRESIDENTE EPITÁCIO-SP E SUAS IMPLICAÇÕES NA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.7680Resumen
Reservatórios de usinas hidrelétricas são ecossistemas artificiais de grande importância que proporcionam usos múltiplos, inclusive para o turismo. A atividade turística no reservatório da UHE Engenheiro Sérgio Motta tem sido indutora do desenvolvimento local para o município de Presidente Epitácio-SP. Porém, sem planejamento adequado e monitoramento constante, há grandes possibilidades de que o turismo cause impactos significativos, o que pode comprometer a qualidade dos recursos hídricos e afetar as atividades desenvolvidas no reservatório, a longo prazo, principalmente, a pesca e o banho. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento da atividade turística em Presidente Epitácio, considerando de que forma ela impacta (negativa ou positivamente) os recursos hídricos. Como procedimento metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, além de entrevistas com representantes do poder público municipal e empreendedores locais. O reservatório é apontado nas entrevistas, como o principal motivador da atividade turística. O corpo d’água pode ser impactado pelo turismo em razão das ocupações às margens do reservatório que, na maioria dos locais, não possuem sistemas de coleta e tratamento de esgoto, bem como nos pontos turísticos. Convém mencionar os possíveis impactos que podem ser causados na ictiofauna devido a pesca predatória e o volume de resíduos gerados pela atividade, que se torna um fator de risco ao corpo hídrico em razão dos serviços de limpeza ineficientes. Entende-se que a gestão e os empreendedores locais precisam ter em mente que a degradação dos ambientes naturais é prejudicial ao turismo, pois tratam-se dos principais atrativos do município.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.