MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A CIDADE DE UBERABA - MG PELA MEMÓRIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UFTM

Autores/as

  • Marllon Henrique Leandro Universidade Federal de Uberlândia
  • Tânia Seneme do Canto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.4479

Resumen

Considerando o atual crescimento da população idosa no Brasil torna-se cada vez mais necessário realizar estudos que também insiram este grupo no ensino de geografia. O presente trabalho visa contribuir nesse sentido, ao analisar como os idosos percebem o espaço urbano do município de Uberaba – MG através do desenho de mapas mentais. Para tanto, realizamos uma pesquisa no programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), tendo como participantes uma turma de 20 alunos. A pesquisa envolveu a confecção e análise de mapas mentais, buscando relacionar as memórias dos alunos com as transformações urbanas e os significados que a cidade tem para eles.Conclui-se que o trabalho com mapas mentais pode contribuir com o resgate da memória da cidade e a compreensão dos fenômenos e eventos urbanos pelos idosos, assim como é capaz de estimular uma participação mais ativa destes sujeitos na sociedade ao articular-se com o pensamento crítico promovido pela geografia durante as atividades desenvolvidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marllon Henrique Leandro, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa e atua na área de Ensino de Geografia, trabalhando principalmente com os seguintes temas: mapas mentais e tecnologias no ensino de geografia.

Tânia Seneme do Canto, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora no Departamento de Geografia, no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Pesquisa e atua na área de Ensino de Geografia, trabalhando principalmente com os seguintes temas: novas tecnologias e linguagens no ensino de geografia e educação cartográfica.

Publicado

2019-08-23

Cómo citar

Leandro, M. H., & Canto, T. S. do. (2019). MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A CIDADE DE UBERABA - MG PELA MEMÓRIA E PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE - UFTM. Formação (Online), 26(48). https://doi.org/10.33081/formacao.v26i48.4479

Número

Sección

Artigos