PROJETO TAV BRASIL E SISTEMA COMBINADO: GRANDE DILEMA DO PLANEJAMENTO

Autores/as

  • Bianca Sanae Nakamoto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Marcio Rogério Silveira

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i19.2004

Resumen

O projeto TAV Brasil foi elaborado pelo Governo Federal em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES para a implementação do primeiro Trem de Alta Velocidade (TAV) no Brasil. O público alvo são os usuários do modal aéreo, que necessitam de deslocamentos entre as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de janeiro. No sistema de alta velocidade apresentado no projeto não há ligações diretas entre os demais modais ao TAV e nem de outros tipos de trens de passageiros com velocidades diferentes, o que pode levar ao isolamento do sistema de alta velocidade. Com isso, abordamos os variados sistemas ferroviários e seus respectivos modelos de operação, chegando-se ao sistema combinado. Este tipo de sistema é utilizado na Europa e na Ásia, sendo um sistema que integra os outros modais as linhas de alta velocidade. Assim, o artigo traz um breve histórico das principais redes de alta velocidade do mundo e a forma de funcionamento, assim como a proposta de implementação do sistema combinado adequado à realidade do sistema de movimento existente no Brasil, permitindo que uma parcela maior da população possa usufruir dos benefícios desta infraestrutura de alto custo e grande inovação tecnológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Sanae Nakamoto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciada em Geografia, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - campus de Ourinhos. Atua na área da Geografia Urbana, mais especificamente na área de planejamento urbano e regional, também nas questões de resíduos de serviços de saúde e sua gestão e logística. Mestrado em Geografia do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP Presidente Prudente, atuando nas áreas de Geografia Econômica, Geografia dos Transportes e Geografia Urbana, com ênfase em estudos sobre os transportes públicos. É integrante do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infra-Estruturas (GEDRI).

Publicado

2013-03-21

Cómo citar

Nakamoto, B. S., & Silveira, M. R. (2013). PROJETO TAV BRASIL E SISTEMA COMBINADO: GRANDE DILEMA DO PLANEJAMENTO. Formação (Online), 2(19). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i19.2004

Número

Sección

Artigos