COMO FAZER NA PRÁTICA PEDAGÓGICA? EM BUSCA DE UMA CONCILIAÇÃO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Autores

  • Marquiana Gomes
  • Arlete Meneguette

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i9.1021

Resumo

A educação escolar deve ser concebida como uma prática social, que possui um papel especifico atribuído pela sociedade: à socialização do saber sistematizado. Contudo, a realização efetiva desta importante tarefa é questionável, na medida que se verifica na escola a existência de ações que ao invés de oferecerem ao aluno um ensino de qualidade, promove preconceitos e reforçam desigualdades. Estas características que podem ser observadas não só nos índices de reprovações e na evasão escolar, mas também na formação inadequada dos alunos, comprometem um dos objetivos da educação: a formação do cidadão crítico. Com efeito, embora, não seja este, o único objetivo da educação, uma vez que esta não está imune aos conflitos e interesses dos diferentes segmentos sociais, entende-se que se torna necessário buscar caminhos para uma educação voltada à transformação social, ou seja, a superação desta sociedade desigual. É fato que a educação escolar sozinha, não é "o remédio" para as mazelas da sociedade, mas não se pode negar a contribuição fundamental que esta pode oferecer aqueles indivíduos desprovidos materialmente, que representam a maior parcela da população, se cumprir o seu papel social e garantir a todos um ensino de qualidade que resulte numa aprendizagem significativa e sólida dos conhecimentos produzidos historicamente pela sociedade. Para tanto, é necessário que haja uma preocupação do educador com relação ao processo de ensino-aprendizagem, que não pode ser mecânico, mas uma ação recíproca que envolva o contexto social escolar e não somente o interior da sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMO FAZER NA PRÁTICA PEDAGÓGICA? EM BUSCA DE UMA CONCILIAÇÃO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM. (2012). Formação (Online), 2(9). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i9.1021