Contribuições da Cartografia Temática para o mapeamento de doenças

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33081/31e024013

Abstract

Desde a história antiga, existem registros de produtos cartográficos elaborados por diversos povos de diferentes lugares do globo. O uso da Cartografia para a espacialização de elementos é muito antiga e sofreu inúmeras mudanças. Por se configurar como uma ferramenta objetiva é utilizada por diversas ciências a fim de representar diversas informações, a Cartografia se desenvolveu de maneira significativa nas últimas décadas, seja no seu uso e na sua aplicação, seja na forma de criação de produtos cartográficos. Com a pandemia que se iniciou no ano de 2020, o mapeamento de doenças ganhou grande destaque, com a disponibilidade de inúmeros materiais acerca do tema, com o objetivo de representar a espacialização do vírus. O tema ganhou destaque, mas diferente do vírus
causador da doença coronavírus, o mapeamento de doenças é uma técnica usada há alguns séculos, onde pesquisadores ganharam destaque em seus respectivos trabalhos de representação e espacialização da disseminação de doenças. Alexander Johnston, Valentine Seaman e John Snow são os exemplos apresentados neste trabalho. A compreensão da sistematização da Cartografia como ciência é fundamental para compreender como as técnicas podem ser aplicadas e utilizadas de maneira correta, levando em consideração os elementos cartográficos contidos em um mapa. Entender a teoria é essencial para compreender o processo de desenvolvimento de mapas. Sendo assim esse trabalho apresenta uma relação entre a história da Cartografia e suas principais teorias, até seu uso para o mapeamento de doenças.

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Author Biographies

Camila Nagy Correia, Universidade Estadual de Londrina

Formada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2021) com as habilitações de Licenciatura e Bacharel. Tem experiência na área de Geoprocessamento a partir do estágio realizado na Prefeitura Municipal de Londrina - SIGLON (Sistema de Informações Geográficas de Londrina). Experiência em sala de aula a partir de estágios (obrigatório e não-obrigatório) e participação no Programa Residência Pedagógica promovido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Professor Adjunto do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPEdu), na Universidade Estadual de Londrina. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e em Multiculturalismo (GEPEM) - CNPQ. Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; formação inicial de professores de geografia; educação inclusiva; processos de ensino e de aprendizagem, direitos humanos, termas sociais emergentes para a educação.

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Published

2024-10-09

How to Cite

Correia, C. N., & Fonseca, R. L. (2024). Contribuições da Cartografia Temática para o mapeamento de doenças. Formação (Online), 31(Publicação Contínua), e024013. https://doi.org/10.33081/31e024013

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Artigos