GESTÃO DE CRISES EM DESTINOS TURÍSTICOS: EXPERIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE MAPUTO EM MOÇAMBIQUE NO CONTEXTO DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.8887Abstract
O setor do turismo tem vivido situações de crise decorrentes de vários fatores como guerras, terrorismo, eventos extremos, recessões económicas e pandemias. Estes eventos afetam negativamente este setor. Outrossim, com a pandemia de Covid-19, vários impactos negativos foram observados neste setor, principalmente, com a limitação de mobilidade de pessoas pelas restrições impostas na contenção da epidemia. Com efeito, Moçambique e o município de Maputo ressentem-se dos efeitos desta crise, exigindo uma postura mais pragmática das entidades governamentais na gestão da crise no setor em referência. Diante deste cenário, o presente estudo avalia a gestão da crise no setor do turismo no município de Maputo no contexto da pandemia da Covid-19. Em termos metodológicos, para além da consulta bibliográfica, de obras que abordam a gestão de crise no sector do turismo e impactos da Covid-19 em Moçambique e Maputo, fez-se a análise documental e realizaram-se entrevistas a gestores de instituições (públicos e privados) para o levantamento de dados e informações sobre os impactos da Covid-19, incluindo medidas traçadas para o enfrentamento da crise nesta área económica. Os dados mostram que, apesar de existir uma entidade nacional que tem o mandado para gerir crises no setor do turismo, o Fórum de Turismo, e existir a Vereação de Cultura e Turismo no município de Maputo, conclui-se que desde a eclosão da pandemia, foram poucas as ações destes órgãos de gestão, tendentes à minimização dos impactos negativos da pandemia. Com base nesta constatação, recomenda-se outras abordagens de enfrentamento da crise actual e futuras.
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