DEFESA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO DIREITO SOCIAL EM CONTRAPONTO À EDUCAÇÃO DOMICILIAR

Autores

  • Luciane Aparecida Nobre Doutoranda do PPGE/UFJF. Professora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE/Sul) do município de Juiz de Fora-MG.
  • Sandra Alves de Oliveira Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora-MG. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi-BA. Professora da Educação Básica do Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba-BA, Brasil.
  • Silvania de Souza Andrade Mestranda do PPGE/UFJF. Graduada em Letras pela UFJF (1999). Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Infância e Educação (LINFE). Professora dos anos iniciais da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8365

Resumo

Este ensaio acadêmico tem como objetivo refletir sobre o direito social à educação, em contraponto à emergência da defesa da educação domiciliar como ameaça a esse direito social. Essa ameaça é tomada no que se refere à formação da cidadania entendida como a melhor expressão da democracia e como forma de apropriação de bens socialmente construídos. O texto reflete o olhar das autoras em relação ao tema proposto, a partir do referencial teórico estudado na disciplina “Educação Brasileira”, no segundo semestre de 2019, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade XXX. A importância e o direito à socialização será o argumento principal na defesa da educação escolar no processo de formação plena para a cidadania.

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Referências

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Publicado

2022-03-18

Como Citar

Nobre, L. A., Oliveira, S. A. de, & Souza Andrade, S. de. (2022). DEFESA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO DIREITO SOCIAL EM CONTRAPONTO À EDUCAÇÃO DOMICILIAR. Formação (Online), 29(54), N1-N11. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8365

Edição

Seção

Notas