A ACESSIBILIDADE DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA NUM DADO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8065

Abstract

O artigo analisa como se apresenta a acessibilidade, numa perspectiva de desenho universal, em uma escola ribeirinha, no Rio Xingu, em Altamira/PA. A pesquisa tem inspirações etnográficas, com dados registrados em diário de campo e multimídias e analisados numa abordagem qualitativa. Esses dados mostram que a arquitetura da escola possui carências de acessibilidade em seus espaços internos e externos, sem condições de instalação e funcionamento, conforme determina as normas e a legislação vigentes, implicando na precarização do trabalho docente, assim como refletindo, de forma negativa, no processo de aprendizagem. Consideramos a necessidade imediata, de implementação de políticas públicas de acessibilidade em tal contexto, bem como em outras escolas do campo da região amazônica.

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Author Biographies

Marcos Marques Formigosa, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará

Doutor em Ensino (Univates)

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA)

Licenciado em Matemática (UFPA)

Kélli Cristina de Jesus Ferreira Costa, Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba

Professora da rede municipal de Esnino de Abaetetuba (PA)

Mestra em Ciências da Educação (Universidad Desarollo Sustentable)

Especialista em Psicopedagogia - Educação Especial (FAM)

Licenciada em Pedagogia (UFPA)

Jhennifer Lorenna Freitas Giese, Universidade Federal do Pará

Licencianda em Educação do Campo - ênfase em Ciências da Natureza

Irlanda do Socorro de Oliveira Mileo, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação: Currículo (PUCSP)

Mestra em Educação (UFPA)

Licenciada em Pedagogia (UFPA)

 

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Published

2022-03-18

How to Cite

Formigosa, M. M., Costa, K. C. de J. F., Giese, J. L. F., & Mileo, I. do S. de O. (2022). A ACESSIBILIDADE DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA NUM DADO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE. Formação (Online), 29(54), 123–144. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i54.8065

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Artigos