A HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ E AS REDES INTERMODAIS: O CASO DO PORTO DE PEDERNEIRAS-SP

Authors

  • Nelson Fernandes Felipe Júnior
  • Márcio Rogério Silveira

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i15.738

Abstract

A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Dessa maneira, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. As ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando não somente a otimização do transporte de mercadorias, mas também a integração de diferentes territórios.

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Published

2011-11-16

How to Cite

Felipe Júnior, N. F., & Silveira, M. R. (2011). A HIDROVIA TIETÊ-PARANÁ E AS REDES INTERMODAIS: O CASO DO PORTO DE PEDERNEIRAS-SP. Formação (Online), 1(15). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i15.738

Issue

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Artigos