LAZER EM REASSENTAMENTOS URBANOS COLETIVOS: PRÁTICAS NO RUC LARANJEIRAS EM ALTAMIRA-PA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.7340Abstract
A construção da Usina Hidrelétrica de “Belo Monte” (UHBM), iniciada em 2011, no rio Xingu, provocou profundas transformações nas relações dos sujeitos com espaços urbanos, sobretudo no município de Altamira-PA, o mais atingido pelo empreendimento. Espaços existentes na cidade foram modificados e/ou (re)significados, na medida em que outros surgiram em função da nova realidade e respectivas demandas. Muitos moradores residentes às margens do rio Xingu foram removidos e reassentados para os espaços denominados Reassentamentos Urbanos Coletivos (RUCs). Essa nova configuração da cidade revelou uma dinâmica diferenciada das práticas de lazer, caracterizada por novas estratégias coletivas de uso e interação com os espaços. A realização de entrevistas, bem como a observação direta, permitiu notar múltiplas estratégias cotidianas de (re)apropriação das práticas de lazer, tanto no RUC, quanto em outras localidades da cidade. De maneira geral, no RUC Laranjeiras notou-se práticas não formais e não hegemônicas de lazer em contraposição a uma hegemonia institucionalizada do uso de determinados espaços, sobretudo pelas modificações estruturais implementadas na cidade por ocasião de ações requalificadoras.
Downloads
References
BAHIA, Mirleide Chaar.; FIGUEIREDO, Silva Lima. O lazer e as relações socioambientais em Belém-Pará. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), Belém, 2012.
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. Editora ática. 1986.
DIEGUES, Antônio Carlos Sant’Ana. O mito moderno da natureza intocada. 6ª ed. ampliada. Editora Hucitec, São Paulo. USP/CEC 2008.
ELETROBRÁS. Estudo de impacto ambiental-EIA, Relatório de impacto ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte-RIMA Belo Monte. Brasília, 2009.
GOOGLE. Google Earth website. Disponível em: http://earth.google.com/, 2017.
ISAYAMA, Hélder Ferreira. Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do Lazer: a Perspectiva da Animação Cultural. Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.407- 413, abr./jun. 2009 .
LEÃO, Monique Bentes Machado Sardo; LIMA José Júlio Ferreira. Reassentamento involuntário em projetos de saneamento em Belém do Pará. e-metropolis, nº 25, p.35- 43, ano 7, junho de 2016.
LEFEBVRE, Henry. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.
LEITE, Rogerio Proença. Contra-usos e espaço público: notas sobre a construção social dos lugares na Manguetown. RBCS, Vol. 17 nº. p.115-134. v.49. junho/2002.
MAGNANI, J. Guilherme. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 17, n. 49. p. 1-34. São Paulo, junho de 2002.
MARCELLINO, Nelson C. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1987.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do Lazer: uma introdução. Campinas, SP: Autores Associados (Coleção Educação Física e Esportes), 1996.
MARCUSE, Herbert. Razão e revolução: Hegel e o advento da teoria social. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
MASCARENHAS, Fernando. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. 2005. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
MELO, Vitor Andrade de. Lazer e minorias sociais. São Paulo: Ibrasa, 2003. MELO, 2003, p
MENDES, Francivaldo José da Conceição. Arquivo pessoal, 2007.
MENDES, Francivaldo José da Conceição. Arquivo pessoal. 2017.
MENDES, Francivaldo José da Conceição. Lazer em Altamira-PA: um estudo a partir do RUC Laranjeiras. 2018. 123 f. Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Linguagens e saberes na Amazônia. Universidade Federal do Pará. Bragança-PA.
MIRANDA NETO, José Queiroz de. Reassentamento da população urbana diretamente afetada pelo empreendimento hidrelétrico de belo monte em altamira- pa. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, v. 02, n. 13, p. 43-57, 2014.
MIRANDA NETO, José Queiroz de. Os nexos de re-estruturação da cidade e da rede urbana: o papel da Usina Belo Monte nas transformações espaciais de Altamira-PA e em sua região de influência. Tese (Doutorado em Geografia) –Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista- Presidente Prudente – São Paulo, 2016.
NORTE ENERGIA S.A. Plano Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. 2011.
NORTE ENERGIA S.A. Relatórios parciais. item 4.4.3: reassentamento urbano. Setembro de 2016.
NORTE ENERGIA S.A. Relatórios parciais. item 5.1.2: reassentamento urbano. Maio 2015.
OLIVEIRA, Elisângela Magela. Transformações no mundo do trabalho, da revolução industrial aos nossos dias. Caminhos de Geografia v.6, n.11, p. 84-96, Fev/2004.
OSEKI, J. H. A Fluvialidade no Rio Pinheiros: Um Projeto de Estudo. Revista do Programa de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, São Paulo, 2000.
PARKER, Stanley. A sociologia do lazer. Rio de Janeiro: ed. Zahar Editores, 1978.
SILVA, Beto. Usina Hidrelétrica de Belo, Rio Xingu Pará. 2016. Disponível em: https://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1059695&page=62. Acesso em: 15/02/2018.
VASCONCELLOS, Léia Mendes de; MELLO, Maria Cristina Fernandes de. Terminologias em busca de uma identidade. Revista Rua, Salvador, ano 4 v.1, n.8, p. 60-66, jul./dez.2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.