A AGLOMERAÇÃO GEOGRÁFICA DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS (PSLs) NOS MUNICÍPIOS DE ITAJAÍ E NAVEGANTES (SC): ASPECTOS CONCEITUAIS, ECONOMIA ESPACIAL E DESAFIOS PARA O ORDENAMENTO DOS FLUXOS NO TERRITÓRIO.

Authors

  • Wander Luis de Melo Cruz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Enzo Morosini Frazzon Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4606

Abstract

Este artigo trata-se de uma pesquisa que tem por objetivo colaborar com os incipientes estudos sobre a aglomeração geográfica dos prestadores de serviços logísticos (PSLs) no território brasileiro, tendo como recorte espacial os municípios de Itajaí e Navegantes, que juntos formam a cidade logística do estado de Santa Catarina. Desde os anos 1960 na França, e posteriormente em alguns países da Europa e da América do Norte, iniciaram-se os estudos sobre o ordenamento dos fluxos e das atividades logísticas no território, através da criação e institucionalização de plataformas logísticas e freight villages. No Brasil, as políticas públicas para a criação de áreas nodais na rede urbana para às atividades logísticas estão ainda no campo das ideias, e com isso temos no território brasileiro a aglomeração de PSLs em áreas próximas aos grandes centros de consumo e das zonas portuárias, de forma desordenada, em meio ao urbano e a outras atividades produtivas e de serviços. A ausência de planejamento dos fluxos no território implica em prejuízos econômicos, sociais e ambientais. Nesse sentido, este artigo demonstra como a aglomeração geográfica dos PSLs em Itajaí e Navegantes implica em investimentos em infraestruturas de transportes e em complexas estratégias de planejamento dos fluxos de mercadorias por parte de agentes públicos e privados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wander Luis de Melo Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Ourinhos/SP.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Atualmente é doutorando em Geografia pela UFSC, sendo orientado pela Prof.ª Dr.ª Leila Christina Duarte Dias (UFSC). Bolsita Capes.

Enzo Morosini Frazzon, Universidade Federal de Santa Catarina

Enzo Morosini Frazzon é doutor em Engenharia de Produção (Doktor-Ingenieur, Dr.-Ing.) pela Universität Bremen/Alemanha (2006-2009); mestre em Engenharia de Produção - Logística e Transportes (2003-2005) e Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994-1998). Possui também pós-graduação (MBA) em Administração de Empresas pelo IBMEC/SP (2000-2002). Obteve valiosa experiência prática na Audi/Volkswagen (1998-2001) e ArcelorMittal Brasil (2002-2003), onde atuou no planejamento estratégico, estudo de viabilidade, projeto e implantação de processos produtivos e logísticos. Desenvolveu e liderou projetos de pesquisa e extensão no Laboratório de Logística e Transportes - LabTrans/UFSC (2003-2006). Realizou pós-doutorado no Bremer Institut für Produktion und Logistik/Alemanha (2009-2010). Desde 2010, Enzo Morosini Frazzon é Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, onde lidera e atua em projetos nas seguintes temáticas de pesquisa: (i) integração entre processos produtivos, de logística e transporte, (ii) sistemas produtivos e logísticos inteligentes e (iii) abordagens estratégicas aplicadas à logística (Macrologística). Atua como supervisor do ProLogIS/UFSC (Laboratório de Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes, http://www.prologis.ufsc.br) e líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Sistemas Produtivos e Logísticos (S-ProLog). É autor e coautor de artigos científicos e livros, no Brasil e exterior. É também editor-convidado e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais e editor da Revista Produção Online (Revista Científica Eletrônica da ABEPRO, http://www.producaoonline.org.br

Published

2017-04-26

How to Cite

Cruz, W. L. de M., & Frazzon, E. M. (2017). A AGLOMERAÇÃO GEOGRÁFICA DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS (PSLs) NOS MUNICÍPIOS DE ITAJAÍ E NAVEGANTES (SC): ASPECTOS CONCEITUAIS, ECONOMIA ESPACIAL E DESAFIOS PARA O ORDENAMENTO DOS FLUXOS NO TERRITÓRIO. Formação (Online), 4(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v4i23.4606

Issue

Section

Artigos