A UNIVERSIDADE E OS PROFESSORES: PERSPECTIVAS PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v2i17.435Abstract
Este artigo visa examinar o papel da universidade na formação de professores, ressaltando as perspectivas para uma formação fundamentada na condição humana, que atenda às necessidades de um mundo marcado por contínuas e rápidas transformações. Em sua trajetória de formação profissional, a universidade enfrenta o desafio de maior aproximação entre a teoria e a prática, ou a produção científica e a sua capacidade de compreensão da realidade, sendo imprescindível um trabalho coletivo e interdisciplinar. Face às transformações aceleradas ocorridas nos diversos campos do saber, esperam-se novas competências dos professores e, consequentemente, novas exigências na sua formação. Daí a importância das pesquisas sobre formação docente, através das quais é possível fomentar o debate sobre a preparação deste profissional, cuja função é instrumentalizar o outro para o exercício da cidadania.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.